Enviar mensagens

Para poder enviar uma mensagem, é necessário que primeiro especifique os destinatários e o remetente.

A lista das listas de distribuição (definida em Gerir listas) é exibida no campo Seleccionar lista de distribuição. Seleccione uma lista e os endereços da lista serão os destinatários. Cada contacto irá receber uma mensagem pessoal.

O remetente da mensagem será especificado nos campos Endereço de e-mail do remetente e Nome do remetente. Você pode editar livremente esses campos ou escolher um endereço e um nome a partir das caixas de combinações, que apresentam os últimos 10 nomes e endereços utilizados nas operações de envio (as listas estarão vazias caso nunca tenha sido enviada nenhuma mensagem). Se um endereço de subscrição/cancelamento tiver sido fornecido para a lista de distribuição seleccionada, ele será automaticamente exibido como endereço do remetente. Embora este seja o comportamento padrão, o endereço e/ou o nome podem ser alterados manualmente.
Opcionalmente, você também pode especificar um Endereço de resposta: este é o endereço para o qual as respostas serão enviadas. Se foi deixado em branco, as respostas serão enviadas para o endereço do remetente (o comportamento padrão para mensagens de e-mail pessoais).

Para enviar a mensagem, clique no botão Enviar. É óbvio que se for a primeira operação de envio ou se as configurações de conexão tiverem sido alteradas, será necessário que primeiro configure as Configurações de envio, caso contrário a mensagem não será enviada.

Estão disponíveis 2 Modos de envio: Envio directo e Usar servidor SMTP.

     

Utilizar o envio directo ou o servidor SMTP?

Antes de mais, a escolha depende da disponibilidade de um bom servidor SMTP. Se o servidor de SMTP do seu ISP for capaz de tratar várias mensagens numa sequência rápida ou for capaz de enviar várias mensagens em simultâneo, a utilização do servidor de SMTP será mais rápida e de mais confiança, uma vez que o seu servidor SMTP está "mais perto" do seu computador do que o servidor de e-mail dos destinatários.

Contudo, alguns servidores, para impedir que os seus utilizadores utilizem o servidor com o intuito de enviar spam, impõem restrições ao número de mensagens que podem ser enviadas durante um intervalo de tempo e o número de mensagens que podem ser enviadas em simultâneo (por exemplo, um servidor SMTP pode não aceitar mais do que uma mensagem a cada 5 segundos e não permitir mais do que 2 mensagens de cada vez). Todas as mensagens que ultrapassem estas restrições sejam rejeitadas com um erro. Isto não significa que o servidor ou o software não estejam a funcionar correctamente, mas sim que é necessário ajustar os tempos na secção das Configurações avançadas.

Nesses casos, poderá ser mais rápido e mais conveniente utilizar o envio directo. O envio directo requer um pouco mais de tempo para entregar cada mensagem (uma vez que precisa de fazer um pedido ao servidor DNS e o servidor de e-mail pode estar "muito longe" do PC do remetente), mas este aumento de tempo é compensado pela possibilidade de enviar mais mensagens em simultâneo sem a necessidade de pausas entre mensagens.

O envio directo também é útil quando a operação de envio tiver de ser efectuada utilizando uma ligação sem conhecer o servidor SMTP (tipicamente no caso de utilizar um notebook fora de casa ou do escritório - comum no caso do acesso a uma rede wireless pública).

     

A secção das Configurações avançadas permite afinar os tempos da operação de envio. Deste modo a operação de envio será feita com a máxima velocidade possível que as restrições de antispam do servidor SMTP permitem. Segue-se o significado de cada uma das opções:

A configuração ideal só pode ser obtida depois de algumas tentativas, verificando o número de mensagens que foram realmente entregues. Para simplificar as configurações, estão disponíveis algumas Configurações sugeridas. Elas podem não estar optimizadas para a sua ligação, mas podem ser um bom ponto de começo para obter a melhor configuração.

Aviso: As listas de distribuição podem obter endereços de e-mail incorrectos ou alguns endereços de e-mail podem estar temporariamente inactivos. Portanto, ao utilizar listas que contêm um grande número de endereços, é normal e inevitável que, apesar do tipo de envio e configurações seleccionados, nem todas as mensagens sejam entregues e que haja uma determinada percentagem de erros. Nesse caso é possível tentar concluir a operação de envio mais tarde através das funções do histórico.

     

Como posso obter as configurações avançadas ideais?

Para obter as configurações avançadas ideais é necessário tentar combinações diferentes (normalmente uma lista com cerca de 10 endereços é suficiente) e verificar quantas mensagens são realmente entregues (esta informação é obtida no fim da operação de envio, quando também é possível consultar os registos). Os utilizadores conectados a um servidor SMTP "tolerante" provavelmente não irão experimentar muitos problemas, independentemente das configurações indicadas que apenas irão afectar a velocidade de envio.
Por outro lado, se o seu servidor de SMTP for muito rígido, para conseguir entregar um grande número de mensagens, poderá ser necessário diminuir a velocidade de envio e evitar enviar mensagens em simultâneo.

Seguem algumas regras simples que vale a pensa ter em consideração:

  • Um servidor SMTP tolerante permite um envio rápido e sem pausas (ou mesmo com pausas limitadas). Nos servidores de SMTP rígidos que utilizam vários filtros de antispam, aumente as pausas e diminua o número de conexões simultâneas.
  • Normalmente, os servidores SMTP não permitem o envio de muitas mensagens em simultâneo, portanto quando utilizar o modo SMTP o número de conexões deverá ser baixo ou, em determinadas situações, igual a 1 (sem conexões simultâneas). Se o servidor SMTP estiver equipado com mecanismos restritivos de antispam, poderá ser necessário diminuir o envio das mensagens, definindo uma pausa de alguns segundos entre cada envio e definindo uma pausa maior entre os blocos de mensagens. Para além disso, os blocos não deverão conter mais do que poucas dúzias de mensagens.
  • No caso do envio directo, com uma lista de distribuição standard contendo endereços pertencentes a domínios diferentes, as mensagens serão enviadas para uma grande variedade de servidores diferentes: é então possível definir um número grande de conexões* e pausas limitadas (ou mesmo nenhumas) entre mensagens e blocos.
  • O aumentar do número de tentativas em caso de erro pode aumentar a percentagem de sucesso, mas irá diminuir a velocidade do envio, principalmente se o número de conexões simultâneas for baixo. Terminar a operação de envio mais tarde a partir da janela do histórico (depois de ter esperado alguns minutos) pode ser considerado uma boa prática.
     

Dentro das configurações avançadas você pode entrar o modo de codificação da mensagem: escolha entre quoted-printable e base64. O conteúdo do cabeçalho exibe qual foi o software que gerou a mensagem (o texto Xmailer): se utilizar a configuração Padrão o cabeçalho irá incluir o nome SendBlaster e a sua versão. Caso contrário, poderá digitar texto livre, para simular o envio através de um cliente de e-mail diferente ou escolher a opção Nenhum para evitar que seja adicionado um cabeçalho à mensagem.

A opção Domínio permite personalizar o nome da máquina utilizada pelo software para se ligar ao servidor SMTP ou aos servidores de e-mail dos destinatários. Isto pode ser útil ao utilizar o Envio directo: alguns servidores verificam o nome do domínio antes de aceitarem mensagens; eles precisam que o nome do domínio corresponda ao hostname público na rede e antes de aceitarem mensagens, efectuam um ping (ou uma operação similar) de modo a verificar que o nome do domínio corresponde ao endereço IP da máquina que solicitou a ligação. Neste caso, se escolher a opção Endereço de internet pode diminuir as mensagens recusadas. Sugerimos que utilize as configurações padrão ou que utilize a opção Endereço de internet ao fazer envio directo e Nome local do PC no modo SMTP (os servidores SMTP normalmente não efectuam qualquer tipo de verificação do nome do domínio).
O SendBlaster verifica qual é o endereço público da máquina sempre que é iniciado; se a ligação à internet não estiver disponível durante o início do programa, o endereço público poderá ficar em branco e será utilizado o Nome local do PC. Se estiver disponível um endereços de IP público fixo, os utilizadores avançados poderão seleccionar Definido pelo utilizador... e introduzir um valor fixo (note que é necessário um hostname - e não um endereço IP) - mas tenha em mente que uma configuração errada pode comprometer o sucesso dos envios.


*Na edição grátis o número máximo de conexões é 2, mesmo que seja especificado um número maior.